Citando Gibran Khalil Gibran na defesa da minha dissertação de Mestrado em Dança na UFBA #Oprofeta #liberdade
leitura da ata de defesa da dissertação
Resumo: A
pesquisa identifica os fatores que modelam a configuração da Dança do
Ventre e seu modo de composição, sobretudo na circunstância da
improvisação. Para tanto, examina os princípios organizativos da
composição da Dança do Ventre e os dispositivos de poder que comandam a
sua conformação. O processo de criação e composição da Dança do Ventre é
regido por ‘princípios organizativos’ (ROSA, 2010) ditados pela música.
Os elementos que compõem a música árabe atuam sobre a Dança do Ventre
estabelecendo uma espécie de regramento que acaba por determinar a sua
composição à semelhança dos dispositivos de poder observados por Agamben
(2009). Neste sentido, e de forma análoga, a composição da Dança do
Ventre é, capturada pelo som. A chamada ‘Leitura Musical’ empreendida
para improvisação na Dança do Ventre guarda similaridades com método
didático elaborado por Rolf Gelewski (1973;1975), chamado Estruturas
Sonoras (I e II), em que propõe o estudo da relação entre música e
movimento para a dança e aplicação desta relação na improvisação. Outros
fatores – o Orientalismo, o fundamentalismo e o capitalismo – agem
ainda como dispositivos de poder definindo a configuração da Dança do
Ventre.
LINKS PRA ACESSO AO DOCUMENTO EM PDF DA DISSERTAÇÃO NO REPOSITÓRIO UFBA:
https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23949
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23949/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Thais%20Coelho.pdf
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